O Externato Dom Fuas Roupinho, fundado em 1958 por iniciativa dos médicos veterinários Fernando Rodrigues Soares e Maria Manuela Laborinho Confraria, teve um grande sucesso inicial dos cursos ministrados, o que lhe proporcionou um prestígio que imediatamente o tornou uma referência educativa incontornável na Nazaré e nas regiões circundantes, tendo passado a acolher um número progressivamente maior de alunos, não apenas nazarenos, mas de muitos outros concelhos como Alcobaça e Marinha Grande.

O Externato, desde cedo, procurou combater a aliteracia e os baixos níveis de escolaridade da comunidade onde está inserida. Tal como muitos outros estabelecimentos de ensino de iniciativa privada, mas com serviço público, nos finais dos anos 70 estabeleceu com o Estado Português o Contrato de Associação, a pedido do próprio Estado.

Ao longo de mais de meio século, o Externato Dom Fuas Roupinho mudou definitivamente a face social e cultural da Nazaré e contribuiu fortemente para criar as condições que permitiram propiciar a todos o acesso ao ensino e à promoção social que até aí lhes estava vedada. Se o Externato não tivesse surgido, a realidade social nazarena seria hoje completamente diferente, dada a impossibilidade económica que a maioria das famílias teria em pôr os filhos a estudar fora do concelho. A ligação do Externato Dom Fuas Roupinho à Nazaré e à sua história é indiscutível. O Externato tem tido, inclusivamente, um distinto papel ao nível social, apoiando as famílias mais carenciadas, numa região em tempos menos turística e mais piscatória e agrícola onde as classes desfavorecidas predominavam. A título de exemplo refira-se o aparecimento da CERCINA e da Associação Externato Dom Fuas Roupinho ligadas na sua génese ao Externato.

O Externato tem disponibilizado uma oferta educativa diversificada de 2º e 3º ciclos do ensino básico e dos cursos científico humanísticos, cursos profissionais do ensino secundário  e cursos de educação e formação, assente em estratégias diversificadas de promoção do sucesso escolar dinamizadas por colaboradores com elevada competência científica-pedagógica, com um efetivo envolvimento e entrega de todos os elementos da comunidade educativa num trabalho diário, coletivo e proficiente sempre num clima de afetividade e proximidade, em articulação com uma metodologia de avaliação organizada, exigente, objetiva e transparente

O Externato tem prestado um serviço educativo de qualidade, privilegiando o desenvolvimento integral dos alunos reconhecido pelo sucesso escolar nas suas diversas dimensões: o saber e o saber fazer, nas necessárias aprendizagens e o saber ser e saber estar, nas atitudes e valores, com o envolvimento ativo das famílias em interação complementar com o meio em que a escola se insere. Tem formado cidadãos autónomos, responsáveis, criativos, competentes e empreendedores, culturalmente exigentes e comprometidos com a sociedade, em linha com a concretização dos resultados académicos, sociais e pessoais.  O Externato Dom Fuas Roupinho tem desempenhado a missão da formação de jovens cidadãos assente em verdadeiras aprendizagens, reconhecida pelo sucesso escolar, nas suas diversas dimensões e, fundamentalmente, pelo sucesso ao longo da vida, que estes jovens, através das suas opções, têm alcançado. Tem procurado formar jovens cujas ações, ao longo da sua vida, promovam uma cultura de rigor e exigência, jovens comprometidos com a sociedade, jovens preparados e detentores de uma visão que contribua para o desenvolvimento e crescimento da região e do país.

O Projeto Educativo do Externato tem tido a sua ação em três eixos prioritários: Alunos, Famílias e Meio Envolvente, privilegiando o desenvolvimento integral do aluno, a motivação para o sucesso, o envolvimento ativo da família, reforçando a participação desta na vida da escola e na educação dos filhos, contribuindo para a valorização das suas aprendizagens e o envolvimento com o meio, dando resposta às suas características e necessidades, contribuindo para o seu desenvolvimento e proporcionando experiências mais ricas aos alunos e potenciando a integração destes no mercado de trabalho. Tem estado assente na relação familiar, na segurança, na exigência e nos resultados.

O Externato Dom Fuas Roupinho é uma escola com provas dadas pelo mérito e reconhecimento dos seus resultados e é a escola que a comunidade escolhe em função do seu projeto educativo diferenciador, promotor de uma educação inclusiva, de qualidade, de exigência e de rigor e do seu serviço educativo para e com a comunidade.